quarta-feira, 2 de julho de 2014

Estimulando a criatividade: Lista


Encontrei essa lista enquanto zanzava pelo Pinterest (me segue lá!). Concordei com praticamente todos os itens citados por isso achei interessante comentar um pouco sobre a lista.


Sempre carregue um bloco de notas:
Essa é essencial pra quem está em busca daquela ideia genial. O nosso cérebro não tem hora pra criar, e normalmente, as ideias mais brilhantes aparecem nos horários mais incomuns. Quer um exemplo? Aquela ideia meio sem nexo que aparece no meio da noite, trabalhada ela pode se tornar a sua ideia de ouro.

Saia de perto do computador:
"Pô, mas eu criei um blog pra estimular minha criatividade, como assim??"
Pra ser útil o computador deve ser bem utilizado, ficar zanzando por redes sociais a toa de faz perder um tempão que poderia ser usado para outras atividades.

Pare de se punir e Tire folgas
Se toda ideia que você tiver for repreendida, o seu cérebro não será um campo tão fértil. Além do mais, se punir por uma ideia não ser perfeita pode te fazer desperdiçar um grande achado que só precisava ser lapidado. Mas um cérebro cansado não consegue pensar diferente, fará tudo no automático, que é a maneira mais fácil, por isso descanse!

Escute novas músicas e Esteja aberto
Aliás, não escute SÓ novas músicas, leia novos livros, de autores diferentes, procure novos sites, aprenda a tocar um instrumento.... faça coisas diferentes e esteja aberto a diferença do mundo, e a complexidade de tudo, isso ajuda a criar novas conexões no cérebro e estimula a criatividade.

Termine algo e Busque Feedback
Fazer algo é bem legal, o processo de criação, as ideias surgindo, mas chega uma hora que o trabalho fica massante e o que sobra é o finalzinho, ajustar detalhes e terminar o que começou. A satisfação por um trabalho bem feito estimula que novos projetos surjam na mente. Tá, terminado o trabalho, procure opiniões, de pessoas da área, de leigos e não só de quem gosta de você, procure pessoas sinceras e aceite as opiniões delas.

Pratique, pratique, pratique
Ninguém nasce perfeito em nada, as pessoas talentosas que você vê praticaram muito antes de chegar onde estavam, além do auto-conhecimento que a prática constate proporciona.

Assuma riscos e quebre as regras
Apareceu um projeto desafiador novo, mas complicadíssimo, assuma! Está de saco cheio do trabalho e quer tentar seguir algo que te anime? Se você acredita nisso então siga seus instintos! Não deixe que o comodismo de domine. Além disso, há sempre milhares de regras impostas tanto pela sociedade quanto de nós mesmos, quebra-las e fazer as coisas de maneiras diferentes é essencial pra estimular sua mente.

Faça o que te faz feliz
Você gosta do que faz? Você acorda com vontade de trabalhar? A felicidade nos motiva todos os dias. E não necessariamente, a sua maior paixão precisa ser seu emprego, mas no mínimo você deve gostar do que faz! Tenha hobbies que te preencham (dança, caminhada, futebol, música, yoga, slackline... eu tenho um blog! ^^) assim você vai estar mais relaxado para o trabalho.

Então é isso pessoal, comentei os que mais faziam sentido pra mim e que eu achava mais legal. Comentem o que vocês acharam!



Nenhum comentário:

Postar um comentário